sábado, 6 de agosto de 2016

O que um pé quebrado pode te ensinar!


Eu gosto muito de ler, de ouvir, de pesquisar sobre temas que me interessam, que me “colocam pra pensar”...
Sabe aquele assunto que joga por terra todas as nossas certezas? Que abre um mundo de possibilidades? Que faz a gente mudar nosso ângulo, nossa percepção, nosso pensamento em180 graus? Então, gosto destes temas...
Gosto, não porque gosto de polêmica, sou até bem conciliadora e acredito também que determinados assuntos não dão muita margem pra polêmica, pra discussão. É aquela história que quando alguém (que sabe) fala, só tem espaço para o silêncio e o cheiro de fosfato no ar.

Um dos meus “queridinhos” é a impermanência!
Cada livro ou texto que leio, cada vídeo que vejo ou aula que assisto fico ainda mais apaixonada pelo tema e pela importância que acredito que ele tenha em nossa evolução na vida.
Sei também que um dos motivos da minha “paixonite” pelo tema impermanência é que ele coloca à prova todo tempo, a necessidade/possibilidade de ter controle, que é uma característica bem minha. Parece até que tenho uma veia sadomasoquista, gostando de coisas que podem me “machucar”, mas na verdade acredito que tem momentos que é bem bom olhar as nossas mazelas olho no olho.

Mais que ler, ouvir e pesquisar o melhor mesmo é vivenciar, experenciar... Aí a gente vê se a coisa funciona mesmo, ou se é só balela, só script bonito.
E como por aqui a ideia foi desde o começo viver a vida como ela é, ser local, resolvi quebrar o pé essa semana para testar alguns conceitos (gosto um pouco de humor negro também).

Pois é, eu fui daquelas que morria de vontade de quebrar o mindinho que fosse, pra colocar gesso e os amigos escreverem lindas declarações. Não rolou...
Mas não tem jeito, tudo que a gente quer a gente recebe, pode demorar 20 anos, mas chega.
Chegou de forma mais moderna, em formato de ‘boot cast’, mas não faltou o carinho dos amigos da escola.

E esse pé quebrado me fez relembrar e viver muito a máxima da impermanência de que a única certeza que a gente tem é de que as coisas vão mudar e não adianta espernear!
Independente da sua vontade, do seu esforço, da sua fé. A coisa pode estar muito boa, morna ou uma merda, vai mudar, tenha certeza disso!
Pode estar tudo milimetricamente pensado e planejado mas sinto informar, nada é permanente!
Tudo muda o tempo todo e isso pode ser bom ou ruim, vai depender do lado que você vai escolher estar.

A gente muda, o outro muda, a vida muda!
Sentimentos se transformam, pessoas vão e vem, a maré sobe e desce, a lua cresce e mingua...
A gente gostava de Menudos (ou qualquer outra variação), achava que nunca mais iria se recuperar daquele “pé na bunda” ou que nunca ia gostar de comida japonesa.
A gente muda, o outro muda, a vida muda!

Se as coisas já mudam de forma natural, pelo próprio fluir da vida, imagina quando se tem um terreno fértil como o de uma viagem, um intercâmbio, uma porta aberta para o mundo! A impermanência passa por cima como um rolo compressor!

E eu que tenho aqui um dia com 16 horas de luz, escola, trabalho, muitos amigos e uma agenda digna de um verão intenso, tive que mudar, tive que me adaptar, porque nada é permanente! Porque numa hora, num minuto, num segundo a gente quebra o pé, quebra a cara, quebra o coração. A gente muda, querendo ou não!

Tenho visto muitas certezas serem trituradas; muitas frases de efeito perderem o poder. O “sempre” e o “nunca virarem um “talvez” ou no mínimo uma pulguinha atrás da orelha materializado num “será”?

Porque é assim que as coisas mudam! É assim também que a gente evolui! É aceitando o momento presente, com tudo de bom e de não tão bom assim que ele pode trazer.


Se cuida e Let it be!



5 comentários:

  1. Lilian minha querida.Tenho acompanhado seu blog e simplesmente amando sua viagem,suas historias e reflexões. Tenho refletido sobre muita coisa e estes textos me fazem pensar ainda mais.
    Amo sua forma simples,suave,porém profunda de escrever.
    Beijo na alma e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, saudade de vc menina! Fico muito, muito feliz que esteja gostando e ainda mais feliz que de uma forma mínima que seja minhas reflexões estejam contribuindo com as suas! 'Tamo juntas!

      Excluir
  2. Lilian minha querida.Tenho acompanhado seu blog e simplesmente amando sua viagem,suas historias e reflexões. Tenho refletido sobre muita coisa e estes textos me fazem pensar ainda mais.
    Amo sua forma simples,suave,porém profunda de escrever.
    Beijo na alma e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Muito verdadeiro, adorei!!! Bjs, Virginia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Virgínia, feliz de saber que adorou! Um beijo grande!

      Excluir