segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A minha hora está chegando, eu sei!


Observando os processos de transformação humana, de busca pelo auto conhecimento me deparo geralmente com três tipos de pessoas: aquelas que estão muito bem obrigada e acreditam que não precisam gastar energia com isso. Aquelas que buscam, fazem cursos, leem livros, despendem sim energia, mas focam na teoria e acabam não conseguindo fazer muito bem a passagem de bastão para a realidade. E aquelas que conseguem efetivamente usar a teoria, usar um acontecimento, uma adversidade para se transformar, para mudar o rumo, escolher uma nova direção.

Pois bem, momento de pausa para responder à pergunta interna que grita, em que grupo estou??? Cada um sabe de si e certamente sabe os porquês de estar num grupo ou em outro.
O que eu sei bem é que seria bom se fosse fácil... Seria bom se a gente assistisse a um vídeo, participasse de uma palestra, saísse de uma sessão de terapia com a fórmula mágica para fazer do limão uma limonada...Mas se transformar não é nada fácil. Alguns precisam de mais açúcar, menos gelo. Outros gastam mais tempo no preparo. Tem aqueles que vão aprimorando a “receita” a cada limão que a vida oferece.

Quando a gente faz uma viagem transformadora os acontecimentos, as adversidades, os “limões”,  quase que brotam a cada esquina e a gente tem uma enorme chance de praticar, de exercitar nossa capacidade de saber a hora certa de agir, de mudar, de insistir e lutar ou de simplesmente deixar ir... Mas a verdade é que a gente só vai saber se realmente aprendeu, se realmente se transformou, quando a gente volta. Porque a zona de conforto está lá no desembarque, esperando a gente de sorriso largo e braços abertos.

Fiz amigos queridos que já voltaram e tiveram (estão tendo) que enfrentar este desafio de frente (ou não, escolha de cada um!).
Tem gente que aprendeu muito, a olhos vistos. Cresceu, amadureceu, se desenvolveu. Mudou comportamentos, opiniões, até a fisionomia muitas vezes. Recriou conceitos, remodelou certezas, buscou alternativas. Floresceu!
Outros talvez vão precisar colher um pouco mais de limão pela vida...

É quase que como ter um tag na mala que diz se aquela “bagagem” volta pra casa e a gente dá um jeito de incorporá-la no armário, na vida ou se a gente vai “abandoná-la” na esteira, para um dia quem sabe voltar para resgatar, porque no fundo a gente sabe que o que tem ali dentro é um presente da vida (mas nem sempre estamos preparados para usar!)

A minha hora está chegando, eu sei. Sei também que pode parecer fácil, mas não é. Os recomeços são sempre intensos, sempre cheios do “novo”, sempre cheios do “desconhecido” e isso dá medo! E voltar de uma viagem é sempre recomeçar...

Neste momento tenho um desejo e uma certeza: o desejo de que a zona de conforto erre de terminal e não me encontre no desembarque e a certeza de que não vou abandonar nenhuma “bagagem” na esteira, vou levar tudo comigo. Se vai caber no meu armário, na minha vida, o tempo dirá.


Se cuida e let it be!


Nenhum comentário:

Postar um comentário